Edição 30 (Ano XII, novembro de 2021)

Publicado em

Nesta edição, ainda sob os efeitos da pandemia de Covid -19, republicamos dois trabalhos de referência sob temas de grande interesse para a História Militar, publicados originalmente em periódicos de outros focados em outros campos do conhecimento. Um deles, do Prof. Hendrik Kray, da Universidade de Calgary, trata da formação e participação de voluntários negros – Os Zuavos Baianos – na Guerra do Paraguai. O segundo traz uma análise da Economia da Alemanha Nazista, feita pelo Professor Ricardo Luís Chaves Feijó, da FEA-RP / USP. Além disso, temos a participação do pesquisador Thiago da Silva Pacheco, Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com um artigo sobre a relação da espionagem e das operações encobertas com a guerra. Contamos também com os trabalhos de Cláudio da Silva Costa sobre o monumento em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias; e de Pedro Silva Drummond, sobre os “Soldados da Borracha” e seu papel na Segunda Guerra Mundial.

A partir de 2022, o professor Ricardo Pereira Cabral assumirá a função de editor responsável na Revista Brasileira de História Militar, continuarei colaborando em outras funções e desejo muito sucesso ao novo Editor.

A todos que colaboraram para que pudéssemos manter nossa revista ao longo de todos esses anos os meus sinceros agradecimentos.

Nesta Edição

Os companheiros de Dom Obá: Os Zuavos Baianos e outras Companhias Negras na Guerra do Paraguai

Hendrik Kraay

Uma interpretação do Primeiro Milagre Econômico Alemão (1933-1944)

Ricardo Luís Chaves Feijó

Espionagem, operações encobertas e guerra

Thiago da Silva Pacheco

O Caxias do Pantheon: As Trajetórias do Mito como Efeito Simbólico

Claudio da Silva Costa

Soldados da Borracha: o papel desses soldados para o Brasil e a Segunda Guerra Mundial

Pedro Silva Drummond

Livro em destaque: Napoleão Bonaparte - Sobre a guerra: a arte da batalha e da estratégia

Bruno Colson