Edição 21 (Ano VIII, Maio de 2017)

Publicado em

Esta edição conta majoritariamente com a participação de pesquisadores ligados de alguma forma a Marinha do Brasil. São eles os Professores Leonardo da Costa Ferreira da Escola de Guerra Naval e Marcelo Duarte do Colégio Militar do Rio de Janeiro e os pesquisadores Misael Henrique Silva do Amaral da UERJ; Renato Jorge Paranhos Restier Jr. do Instituto de Geografia e Historia Militar do Brasil ( IGHMB) e Bruno de Seixas Carvalho do PPG da EGN. Trazemos ainda as colaborações do ilustre Professor, filólogo e historiador holandês Benjamin Nicolaas Teensma da Universidade de Leiden e do pesquisador Matheus Boina Coltro do Programa de pós-graduação em História Militar da UNISUL.

A todos, o nosso muito obrigado.

Nesta Edição

Viva força ou guerra lenta? As ideias econômicas e estratégicas de Luiz Álvares Barriga de 1634 e 1635 sobre a expulsão dos holandeses de Pernambuco

Benjamin Nicolaas Teensma

Águas da discórdia: As tensões diplomáticas entre o Brasil e o Paraguai pelo controle dos rios da bacia do Prata (1840-1862)

Leonardo da Costa Ferreira

A associação entre o vetor militar e a intelectualidade para a construção da identidade nacional brasileira no primeiro quartel do século XX

Misael Henrique Silva do Amaral

A construção da identidade marinheira: a prática da liderança no ambiente naval

Marcello Felipe Duarte

O Estado Imperial e a Guerra: reflexões sobre as relações intraestatais e a gestão dos conflitos no Prata durante o Segundo Reinado (1850-1876)

Renato Jorge Paranhos Restier Junior

Micropolítica da guerra e biopopoder: da formação ao racismo de estado

Bruno de Seixas Carvalho

Duas visões militares sobre a Campanha de Canudos

Matheus Boina Coltro