Abre essa edição um artigo de autoria do professor Fernando Velôzo Gomes Pedrosa, da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), que se debruça sobre a natureza da História Militar, seu escopo e a ampliação de seus campos de interesse e de abordagens, advindas da chamada “Nova História Militar”.
Em seguida, apresentamos três trabalhos que, embora com recortes temporais e espaciais bem diversos, têm em comum o fato de lidarem com o fenômeno da Guerra Civil. Nessa perspectiva, Carlos Roberto Carvalho Daróz, professor do PPGHM da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), analisa o emprego da aviação por parte do Governo Federal contra os revoltos paulistas nos combates de 1932, sob o comando do General Góes Monteiro. Na sequência, a pesquisadora Gisele Christini de Sousa Lobato, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), aborda o envolvimento de brasileiros com a FNLA nos conflitos pela independência de Angola, em 1975; e, por fim, publica-se o estudo do professor Claudio Hernández Burgos, da Universidade de Granada, sobre o impacto que a carência de suprimentos básicos provocou em combatentes e civis durante a Guerra Civil Espanhola.
A partir dessa edição, abriremos espaço para a publicação de um artigo produzido no âmbito do Ensino Médio, como forma de estimular o interesse e a pesquisa da História Militar entre os jovens estudantes brasileiros. Para começar, apresentamos um artigo sobre a Missão Militar Francesa no Brasil escrito por José Luiz Vargas de Mendonça, aluno do 3°ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Manaus, orientado por Francisco Celso Lourido Barreto Júnior e Márcio Camillo da Silva, professores da mesma instituição.
A todos que generosamente contribuíram para mais esta edição da Revista Brasileira de História Militar, o nosso muito obrigado!