Nesta primeira edição de 2024, transitamos por diversos cortes temporais e espaciais, começando com o artigo do Dr. Cláudio Umpierre Carlan, professor no Programa de pós graduação em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas, tratando de representações e estratégias de legitimação do Poder, no Império Romano. Ainda sobre o Poder avançamos no tempo com o Prof. Ibiraci de Alencar Chagas abordando as concepções “clausewitzianas” dos conceitos de Estado e de Nação.
Em seguida, o pesquisador da Universidade Federal de Pelotas Rudolph Schubert explora a destacada participação de mercenários alemães no Exército Brasileiro durante a Guerra do Prata contra Oribe e Rosas (1851 – 1852) e, já no Século XX, contamos com a participação de Gerson de Jesus Monteiro Jr. – do Centro Universitário Faveni – escrevendo sobre o contexto histórico que levou à Revolta do Forte de Copacabana e ao movimento tenentista no Brasil.
Fechando o rol de trabalhos, trazemos o Dr. Alexandre Luiz Alves da Silva – da Escola de Guerra Naval – buscando identificar os elementos integrantes da Cultura Estratégica do Brasil e também o Dr. Fabrício Àvila, pesquisador do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia – ISAPE, analisando a Proliferação Nuclear Horizontal em guerras irregulares complexas.
Complementando este número da revista, a seção Livro em Destaque, apresenta a obra: “Forjando a Espada” de Benjamin M. Jensen, enquanto a seção: Filme em destaque, comenta a Minissérie “ Masters of the Air”;